terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nas águas do Jalapão (13)



Nas estradas, há cores, além do vermelho do barro


Um roteiro simplificado para a aventura

      Se mais nada houvesse, bastariam as montanhas e serras avistadas no horizonte para justificar um mergulho no Jalapão, esse paraíso ecológico encravado no estrado de Tocantins. Mas há muito mais:
     Artesanato com capim dourado - As peças (brincos, colares, pulseiras, bolsas, chapéus etc etc etc) estão por toda a parte. Os preços são sugeridos pela associação de artesãos.

Cachoeira da Fumaça

     Cachoeira da Fumaça - Formada pelo Rio Balsas, a 90 quilômetros de Ponte Alta, na estradaRio da Conceição. É sensacional.

Rio Soninho

     Passagem do Soninho - Um trecho do Rio Soninho perfeito para o banho. A 65 quilômetros de Ponte Alta, na estrada para Rio da Conceição.

Lajeado


     Cachoeira do Lajeado - Um trecho de 50 metros composto por degraus formando várias quedas. O acesso fica a 32 quilômetros de Ponte Alta, a caminho de Mateiros.
     Cachoeira do Rio Formiga - Águas esverdeadas e transparentes, perfeitas para um banho. O acesso é pela estrada para São Félix do Jalapão, a partir de Mateiros..
     Cachoeira da Velha - Tem cerca de 25 metros de altura, e quedas em forma de ferradura. Fica a 90 quilômetros de Ponte Alta, a caminho de Mateiros.
     Dunas - Incríveis formações de areia alaranjada, no km 136 da estrada para Mateiros.
     Gruta de Suçuapara - Localizada na altura do km 13 da estrada para Mateiros.
     Fervedouro - Um olho d'água azul que borbulha da areia do fundo, formando uma piscina natural. Tem-se a sensação de flutuar em suas águas. Estrada para São Félix do Jalapão, pouco depois de Mateiros.  Há outro fervedouro, em São Félix.
     Mirante - Uma escalada de 50 minutos leva ao topo da onipresente Serra do Espírito Santo, de onde se tem uma vista incrível de toda a área.

Praia do Araçá

     Praia do Araçá - Formada pelo Rio Balsas, a 50 quilômetros de Ponte Alta, na estrada para Natividade.
     Rafting no Rio Novo - Para conhecer bem o Rio Novo o ideal é fazer o rafting de quatro dias. O passeio começa na altura da Ponte do Rio Novo, onde as águas são bem calmas.
     (*) Muitras atrações ficam em áreas particulares, embora no Parque Nacional do Jalapão. Seus proprietários cobram uma taxa dos visitantes. 
  
Como chegar 


     Quem sai de São Paulo pode seguir pela SP-310 até São José do Rio Preto. Depois, pela BR-153 até Goiânia. De lá, pela BR-060 até Anápolis e de novo a BR-153, no sentido de Palmas. Não é preciso chegar a Palmas (mas nada impede que se conheça a capital do Tocantins). Antes, na altura de Fátima, seguir em direção a Porto Nacional e, de lá, até Ponte Alta do Tocantins. A partir de Ponte Alta, as estradas são de terra e precárias.
     Para quem sai do Rio de Janeiro ou de Belo Horizonte, o caminho mais rápido passa pela BR-040 até Brasília,  GO 118 (sentido de Alto Paraíso de Goiás) e TP 050 (Rodovia Coluna Prestes), na direção de Palmas. Caminho que pode ser feito também pelos paulistas que optarem por passar pelo Rio. Pode-se, entretanto, seguir pela Belém-Brasília: logo após Valparaíso de Goiás, antes da capital federal, seguir no sentido de Gama, até encontrar com a BR-153, nas proximidades de Anápolis.


Onde ficar

Pousada Vereda das Águas

     Durante a viagem, procure programar suas paradas - como fizemos - em uma cidade às margens da estrada. Quase sempre há razoáveis opções de hospedagem. Além disso, é uma chance de conhecer, mesmo que superficialmente, mais um lugar. Na ida, por exemplo, paramos em Três Marias (MG) e Uruaçu (GO). Na volta, uma parada em Alto Paraíso de Goiás e outra em Paraopeba (MG0.
     No Jalapão, as cidades de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix dispõem de pousadas simples. Em Ponte Alta, o destaque fica com a Pousada Veredas das Águas, ao lado do Rio Ponte Alta. Também é possível acampar, por exemplo, na área da Cachoeira do Formiga, em Mateiros.


Onde comer

     Durante a viagem, as opções quase sempre fazem parte do complexo de um posto de abastecimento. Procure parar em restaurantes que atendem a empresas de ônibus, pois há mais exigência de qualidade. Não deixe passar muito do meio-dia, para não ser obrigado a consumir alimentos 'manuseados' em excesso.
     Para quem sai do Rio, duas indicações gastronômicas: o restaurante Fartura no Fogão,  na altura de Juiz de Fora, logo depois da fábrica da Mercedes-Benz, e o Fogão Goiano, pouco antes de Brasília.
     No Jalapão, pratos simples (mas nem por isso baratos) em restaurantes ou bares também muito simples.


O que levar

     Máquinas fotográfica e filmadora, assim como repelentes (há muitos mosquitos e mutucas, uma espécie de mosca que ataca os banhistas), roupas leves e de banho, calçados confortáveis, protetor solar e cantis. Há agências do Bradesco, do Banco do Brasil e do Itaú em Ponte Alta. Os postos de combustível de Ponte Alta aceitam cartões de crédito. Um lembrete importante:  telefonia celular só para clientes da Oi. Os telefones públicos funcionam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário