domingo, 28 de agosto de 2011

Nas águas do Jalapão (10)


A vegetação de cerrado, característica da Chapada


Oitavo dia – As águas da Chapada

     Alto Paraíso de Goiás – A mudança compulsória de projeto (antecipamos o fim da incursão ao Jalapão) nos atirou, hoje, na Chapada dos Veadeiros, uma enorme área repleta de cachoeiras e paisagens únicas, a apenas pouco mais de 200 quilômetros de Brasília.
O Salto 120, um dos mais belos do Parque

     Como só teríamos um dia de liberdade, minha opção foi pelo Parque Estadual, pela simbologia. No Parque, a escolha recaiu na trilha número um, que leva ao Salto 120 (120 metros de queda), e a outras menores, formadas pelo Rio Preto. À nossa equipe, uniram-se dois casais, todos sob o `comando` do guia Carlos.
     Caros. A beleza dos locais é contagiante. Mas a trilha tem nove quilômetros (isso mesmo, nove quilômetros) pedregosos, em aclive e – por óbvio – declive. Foram cerca de quatro horas de caminhada, a maior parte sob o sol.
Um dos melhores locais para banho, no Salto 80

     Ao final, todos – excetuando o guia, acostumado ao local e claramente em forma – estavam extenuados. Uns mais do que os outros (eu era um deles). Mas valeu a pena. Os doze quilômetros de terra e areia que separam o fim do asfalto do povoado de São Jorge não inibiram nosso EcoSport. A preocupação ficou restrita ao risco de uma pedra ser lançada por outro veículo e atingir alguns dos vidros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário