segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Momentos deploráveis

     A foto do presidente Barack Obama sendo abraçado e supenso no ar por um eufórico eleitor democrata (em um reduto teoricamente republicano) é daquelas que me provocam enjoos e que costumam ilustrar campanhas por todo o mundo, não apenas nos Estados Unidos, é evidente. Os meses que antecedem as eleições são repletos de momentos deploráveis como esse, pois todos os candidatos - sem exceção - se submetem a qualquer coisa na sua luta pelos votos.
     Aqui no Brasil fatos semelhantes acontecem a todo momento, envolvendo personalidades distintas, como, por exemplo, José Serra, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, notadamente mal-humorado e antipático, mas que se transforma, nesses períodos, em emérito piadista (sem a menor graça) e consumidor de qualquer porcaria que lhe é oferecida em feiras-livres ou comunidade carente.
     Essa prática vale para praticamente todos. Políticos que passam os anos em seus gabinetes com ar-condicionado e uma tropa de assessores, ou em viagens pelo mundo, de repente descobrem que existem favelas, ruas sem calçamento, esgoto a céu aberto. Descobrem, também, as delícias gastronômicas recendendo a gordura saturada escondidas nas vitrines de biroscas. São cenas tão irreais e demagógicas que deveriam ser apresentadas em programas dos tribunais eleitorais destinados a aperfeiçoar o voto, como exemplos de comportamente inadequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário