terça-feira, 27 de novembro de 2012

'Conquistas' da Era Lula

     Mais uma vitória brasileira, minha gente! Um dia depois da constatação de que somos um dos piores países do mundo em retorno do imposto pago pelos cidadãos, acabamos de conquistar a penúltima posição em serviços educacionais: o vergonhoso 39º lugar entre 40 nações (39, na verdade, mais Hong Kong) pesquisadas por uma empresa internacional, segundo nos conta a revista Veja. Estamos atrás até mesmo de turcos e búlgaros.
     E o que é pior: não podemos, sequer, dizer que essas deploráveis notícias nos surpreendem. Ao contrário. Basta uma rápida olhada nos nossos hospitais, escolas, estradas e nas estatísticas sobre violência. Quem pode - a minoria -, paga em dobro ou triplo para não morrer nas filas dos ambulatórios públicos; para receber educação com um mínimo de qualidade; e para viver em condomínios fechadíssimos.
     Infelizmente, para esse grupo 'privilegiado', a opção aérea, para fugir das estradas mal-conservadas, esbarra na péssima qualidade do atendimento nos aeroportos. Aí, não tem jeito. O abandono é democrático. Somos todos iguais perante o descaso e a falta de investimentos decentes.
     Nossa esperança de boa colocação - quem sabe o primeiro lugar? - estaria caso houvesse uma pesquisa para apontar o país mais corrupto do mundo. A concorrência é grande - temos chineses, russos e coreanos do norte como competidores encarniçados -, mas eles não contam com a experiência e a desenvoltura da companheirada, que vem se aprimorando, ano a ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário