segunda-feira, 21 de março de 2011

A invasão chinesa das ruas

     A invasão de produtos chineses começa a extrapolar prateleiras para ocupar, também, nossas ruas e estradas. O lançamento em grande estilo dos modelos da JAC - com direito à participação direta do apresentador Faustão, um dos destacados garotos-propagandas da tevê - mostra que a ocupação de espaços no mercado automobilístico nacional é mais do que uma eventual possibilidade.
     A China, maior fabricante mundial de veículos, pelo que se depreende das últimas iniciativas, não pretende deixar a oportunidade de explorar um mercado - o brasileiro - que, ao contrário da maior parte do mundo, cresce continuamente. E, como acontece com os produtos 'made in China' em geral, o preço desponta como um dos principais atrativos.
     Os modelos da JAC - de imediato, só o J3, em suas versões hatch e sedan; mais tarde chegarão o J5 e o J6 - têm, no entanto, um desafio pela frente: mostrar que podem ser acessíveis e, ao mesmo tempo, de boa qualidade, além de superar a desconfiança que cerca todas as marcas que não estão estabelecidas, de fato, no país.
     A estratégia de vendas explora dois ícones nesse mercado tão disputado: paralelamente a ser apresentado como o mais completo e barato (R$ 37.900 o hatch e 39.900 o sedan) do seu segmento, já que todos os componentes são de série, o J3 oferece a inédita garantia de seis anos. Um prazo certamente pensado com muito carinho, pois supera com folgas a faixa de financiamento que vem sendo mais explorada atualmente, que é a de pagamento em 60 prestações.
     Não deixa de ser confortador, para o consumidor, pensar que seu carro não vai dar um 'chabu' irreversível acabar antes de ele acabar de pagá-lo. Ou que sua garantia não irá se desintegrar nos buracos das nossas ruas e estradas. O segredo - insisto - será convencer o público que a garantia será honrada, sim, a tempo e a hora, independentemente da existência, ou não, de uma fábrica aqui no Brasil, fato que seria compensando pela existência de uma rede inicial de 50 concessionárias.
     Se depender apenas das linhas bem agradáveis e modernas - que contam com a assinatura Pininfarina -, o J3 começa bem sua trajetória. Mas terá que exibir um desempenho acima da média, para conseguir reverter o estilo do nosso consumidor de automóveis, um misto de conservador e seguro, escaldado por aventuras internacionais em um passado não muito distante.

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