quarta-feira, 2 de março de 2011

Hoje é o nosso dia!!!

   
           Flagrante do Rio Piraquê, em Pedra de Guaratiba(RJ-doB), ontem à tarde, na maré cheia: esgoto a céu aberto que desemboca na Baía de Sepetiba. Lamentamos que a foto não consiga transmitir o odor que vem de suas águas

     Esperei, ávido, até o último sorriso da Fátima Bernandes, ontem, no Jornal Nacional. Talvez no finzinho da reportagem sobre os 446 anos do Rio de Janeiro - quem sabe? - aparecesse uma imagem qualquer de ... Madureira, por exemplo. Ou do sol-que-abriu-caminho-entre-as-nuvens-para-iluminar-esse-cenário-de beleza refletindo na janela de vidro de um trem da Central do Brasil. Nada. Não houve concessão sequer para a Barra da Tijuca. Para a minha Saúde, então, nem pensar. No máximo, um corte rápido no bolo comemorativo, estendido sobre mesas em algum ponto do Centro. Imagens fechadas, para não mostrar aquela-gente-que-mora-na-Zona-Norte-e-que-até-hoje-chora-a-morte-da-estrela-do-lugar avançando nos pedaços da guloseima.
    Foi então que surgiu a ideia: criar o Dia do Rio de Janeiro do B. Mas que dia seria esse? Os primeiros que vieram à minha mente já tinham donos: Dois de Dezembro, 9 de Julho, Sete de Setembro, 1º de Abril, Vinte e Cinco de Dezembro; 19 de Novembro. Vinte e Cinco de Agosto. Cheguei a pensar em Seis de Junho, mas, como é o dia do meu aniversário, alguém poderia julgar que estivesse legislando em causa própria, querendo pegar carona nass futuras festanças.
    E foi então que fez-se a luz: Dois de Março, hoje e daqui para a frente, o Dia do RJ do B. Certamente vocês vão concordar que é a melhor escolha. Com alguma sorte, os fundúrcios do RJ-do-B podem aproveitar algumas migalhas que sobrem do bolo do RJ-do-A, meia dúzia de salgadinhos dormidos e - vamos torcer! - umas duas garrafas de refresco de groselha.
   
                                  Um momento pitoresco na Estrada da Matriz, também em Pedra de Guaratiba, no dia do aniversário do RJ-do-B

2 comentários:

  1. Marco:
    Adorei! Uma crítica muito bem humorada! Sagaz!
    Que tal enviá-la para Fátima Bernardes?!
    beijos, Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ana. Os muitos anos vivendo no 'RJ do B' serviram de inspiração.

    ResponderExcluir