sexta-feira, 11 de março de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (6)

     A atração pelos livros
     Júlia desde cedo mostrou um enorme prazer com os livros. Estimulada pela leitura noturna de histórias clássicas e/ou modernas, desenvolveu uma atração bem forte por livrarias. Ir  a um shopping, para ela, significava passar bons momentos folheando livrinhos e escolhendo o exemplar que iria levar para casa.
     Essa ligação com a leitura chegou ao máximo quando ela estava a caminho dos seis anos e já conseguia decifrar o significado daquelas sequências de letras impressas nos mais diversos tipos de papel. Por essa época, fomos todos passar parte das férias num hotel-fazenda. Os dias que antecederam a viagem foram de enorme ansiedade para ela, que contava o tempo.
     Em um desses momentos, bombardeou a mãe com perguntas sobre o hotel. Flávia, então, começou a descrever as atrações que esperavam por ela e por Pedro, na época, um molequinho de pouco mais de um ano:
     - O hotel tem piscinas, lago, animadores ...
     A reação de Júlia ao mundo de atrações foi, ao mesmo tempo, emocionante (para nós) e engraçada. No meio da frase, interrompeu a mãe com uma pergunta que poderia parecer absolutamente inusitada, se não partisse dela:
     - Mas mamãe, lá tem livraria?

5 comentários:

  1. Adorei! Não sabia desta faceta da Julia, mas tb, com todos vocês da familia dando o exemplo, não poderia ser diferente, rs rs rs
    Com certeza Pedro irá pelo mesmo caminho, rs rs
    "Quem lê sabe mais"
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ser filha de Flávia e neta de Marco Antônio. Adorei. beijos,Érika

    ResponderExcluir
  3. Gabriela e Érika. Júlia adora os livros, sim, desde pequena. E tem, em casa, com Flávia e Fábio, grandes estimuladores, especialmente com o exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Leitura é fundamental para o processo de aprendizagem. Que bom que tanto ela quanto o Pedro têm exemplos na família.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem, Patrícia?
    De fato, Júlia e Pedro têm esse estímulo, especialmente dos pais,leitores vorazes.

    ResponderExcluir