segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

No campus, no 3º tempo


O prédio principal da 'Rural', em Seropédica
  

     Confesso que estava um pouco preocupado. Afinal, serei, provavelmente, um dos alunos - digamos - 'menos novos' do campus. Minhas dúvidas, entretanto, se dissiparam hoje, nas horas em que passei no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, para formalizar a matrícula. Não só pela beleza do lugar, que eu já antevia, ao passar pelo quilômetro 47 da antiga Rio-São Paulo, indo ou vindo da Via Dutra. Mas também - e principalmente - pela receptividade.
     É verdade que não escapei, na maior parte das vezes, de um tratamento mais cerimonioso - o tal do 'senhor' - por parte de alguns futuros colegas e funcionários. Mas também houve quem me chamasse de você - que é como me tratam Júlia e Pedro - , para minha satisfação. Com o tempo, acho até que vou me sentir absolutamente integrado à 'paisagem' social, pronto para explorar a juventude que exala de um ambiente como esse.
     No geral, uma certeza: é uma chance de ter o próprio curso como o objetivo principal, e não como um meio de alcançar um projeto de vida posterior. E acho que é nesse ponto que pode residir o grande diferencial dessa volta ao 'passado'. Normalmente, em nossas vidas, enfrentamos etapas olhando para a frente. Hoje, eu pretendo mirar, no máximo, o dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário