segunda-feira, 24 de março de 2014

Outra 'mala' no caminho

     "Em dezembro de 2011, em sua primeira visita oficial a Caracas, a presidente Dilma Rousseff tratou o assunto diretamente com Chávez, que prometeu, mais uma vez, uma solução. Nessa visita, o presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, chegou a anunciar que "havia cumprido seus compromissos" com a empresa e entregue uma "mala de dinheiro em espécie" e negociado uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento da China. Esses recursos nunca se materializaram".
   
     O que vocês  leram acima é um trecho de reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre os acertos entre Brasil e Venezuela para construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, mais uma das realizações petistas no campo petrolífero. Não é novidade que a Venezuela, formalmente, jamais cumpriu com a obrigação de bancar 40% do custo da obra, pensada basicamente para dar uma ajuda aos companheiros bolivarianos, que precisavam (e ainda precisam ...) de um lugar para refinar seu petróleo.
     Na época do acordo, os presidentes dos dois países eram o inimputável Luís Inácio Lula da Silva e o ainda insepulto Hugo Chávez, irmãos em oligofrenia. O tempo foi passando e o 'prejuízo' foi ficando para os  brasileiros, que vêm pagando, através da Petrobras, a conta da vigarice ideológica que nos iguala aos atuais súditos desse também lastimável Nicolás Maduro.
     Segundo o Estadão, a sucessora de Lula teria tentado cobrar a parte que tocaria aos nossos vizinhos bolivarianos, aparentemente sem sucesso. No entanto, a prevalecer como verdadeira a informação contida nesse trecho da reportagem que destaquei acima, a história pode tomar outro rumo. Afinal, o presidente da PDVSA, a petrolífera venezuelana, teria afirmado que pagou, sim!!!, a parte combinada, ao entregar "uma mala cheia de dinheiro em espécie" à turma do lado de cá.
     Ou ele mentiu, o que é possível, ou 'alguém' do nosso governo recebeu a dinheirama venezuelana e deu a ela uma destinação incerta e não sabida, o que não seria improvável, tendo em vista o histórico criminal recente dos atuais detentores do poder. Eu quero saber quem recebeu a tal mala. Acredito que a parcela decente da nossa população também gostaria de ser mais bem informada sobre o assunto.
     Ainda não li qualquer 'desmentido' ou nota oficial sobre a tal mala de dinheiro em espécie. Estranho, também, o fato de nossa presidente ter sido 'informada' do tal pagamento e nada ter feito. Talvez tenha recebido outro relatório 'falho'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário