sexta-feira, 1 de março de 2013

Se alguém gritar ...

     Talvez seja a reunião com mais bandoleiros políticos e seus asseclas por metro quadrado de todos os tempos. Estou me referindo, sim, à reunião do Diretório Nacional do PT, que será realizada amanhã e sábado em Fortaleza. Em debate, além dos acertos para a manutenção do Poder, alguns detalhes - como nos lembram nossos jornais, entre eles O Globo -, entre eles, o comportamento oficial com relação a José Dirceu.
     A turma sabe que não pode simplesmente dar um pontapé no traseiro do ex-ministro de Lula, colocando-o para escanteio. Ainda mais que ele - Dirceu - tem tudo para passar os próximos anos na cadeia, que é o lugar que merece, segundo nossa mais alta Corte, o Supremo Tribunal Federal.
     Com o ex-tesoureiro Delúbio Soares tudo foi mais fácil. Mediocre e simplório, ele aceitou o papel de bandido na farsa montada pelo PT e que acabou desmascarada no julgamento do Mensalão de Lula, o maior assalto institucionalizado aos cofres públicos e à dignidade do País em todos os tempos. 'Silvinho Land Rover' deu seu jeito: aceitou a culpa, fez um acordo com a Justiça, prestou serviços comunitários e desapareceu.
     Com Dirceu e Genoíno, entretanto, não está sendo tão fácil como com João Paulo Cunha (se corrompeu por 50 dinheiros, como um criminoso ordinário), por exemplo. Como lidar com a determinação do segundo homem mais forte do PT, o responsável pela 'formação' de Lula, de quem foi o mentor?
     A insistência com que Dirceu se apresenta na vida partidária oficial mostra bem que ele não se deu por vencido, que não vai passar alguns anos preso gratuitamente. Afinal - e ele disse isso várias vezes -, fez tudo com amplo conhecimento e participação da direção, um sinônimo para Lula. Vai pagar sozinho? Logo ele, que tinha o projeto de ser o sucessor de Lula?
     As últimas declarações do ex-presidente - divulgadas através de terceiros, já que ele foge de qualquer contato com jornalistas, com pavor de ser confrontado com o último escândalo que envolveu sua 'amiga' Rosemary Nóvoa - indicam que ele está tentando se desvincular, e à presidente Dilma, da imagem do Mensalão. "Quem errou tem que ser punido", teria dito, como se alguém pudesse falar algo diferente.
     Em momento algum, no entanto, o PT assume a responsabilidade pelo roubo, pela compra de votos e consciências, pela corrupção desenfreada. Um dos defensores dos quadrilheiros condenados - ele escapou, por 'falta de provas' - é o lamentável deputado paulista Devanir Ribeiro, acusado formalmente de lavagem de dinheiro pelo doleiro Toninho da Barcelona, algo que ainda não ficou esclarecido devidamente.
     Enfim, esse é o PT que vai se reunir para garantir mais quatro anos à frente desse pobre Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário