terça-feira, 1 de abril de 2014

Uma cidade inviavel

     Tive um exemplo claro e objetivo, hoje, do nosso desastroso sistema de transporte. Eventualmente sem carro, me preparei para enfrentar a maratona de ônibus para me deslocar  até a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde tenho o prazer de cursar História, nesse meu retorno à vida acadêmica, quase 40 anos depois de sentar pela última vez em um banco escolar.
     Saí cedo - com duas horas e meia de antecedência -, prevendo eventuais desencontros nesse percurso de apenas 45 quilômetros. Mas não imaginava ficar plantado, no sol, por quarenta longos minutos. É bem verdade que passou um ônibus da linha que me interessava, mas passou 'batido', ignorando os acenos dos que estavam no ponto, apesar de vazio.
     Suado, irritado e frustrado, resolvi voltar para casa, abrindo mão do reencontro efetivo com meus jovens colegas, nas primeiras aulas de História do Brasil e História Moderna, nesse início tardio de terceiro período (ainda estamos nos adaptando à vida pós-greve).
     No meu caso, a perda pode ser compensada com a leitura dos textos discutidos em aula. No dia a dia de milhões de usuários, não há essa possibilidade. Especialmente por aqui, nessa abandonada Zona Oeste. O sistema de transporte público é uma falácia. O Rio, em especial, a cada dia mais se torna inviável.
     Para os que têm o privilégio de passar pela orla, a deplorável (ausência de) mobilidade urbana é parcialmente compensada pela contemplação. Aos que se arrastam pelo restante da cidade (maioria absoluta), enfurnados em carros particulares ou esmagados no e pelo transporte público, nem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário