sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um choque na impunidade

     A 'porteira está aberta'. E por onde passa um condenado, podem passar todos os demais. Pelo menos é o que eu e - de certo - a maioria decente desse país esperamos que aconteça o mais rapidamente possível. O encanto foi quebrado. Um deputado federal, em pleno gozo de seu mandato, está na cadeia, como resultado de uma condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal.
     É um ótimo sinal para um tempo conturbado, conflagrado por revoltas absolutamente justas contra a corrupção e seus desdobramentos. A impunidade dos quadrilheiros que assaltaram os cofres públicos durante o governo Lula ficou mais difícil, apesar dos esforços da caríssima tropa de choque jurídica deslocada para o STF.
     Jamais imaginaria que um ministro da nossa mais alta Corte decidisse apenas e tão-somente embalado pelo 'clamor das ruas'. Mas tenho certeza que esse clamor vai exigir mais rigor dos atuais e dos novos magistrados, em especial. Hoje, soa impensável sequer admitir a possibilidade de José Dirceu e comparsas ficarem livres. Se fosse apenas por isso, as manifestações que sacodem o país já teriam valido a pena.
     O País precisa reagir, dar o salto de qualidade que a população exige. Nada melhor do que dar o primeiro passo com a punição exemplar dos bandoleiros que ousaram desafiar a essência da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário