segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Yoani e os desordeiros

     A democrata e blogueira cubana Yoani Sánchez, crítica contundente da ditadura cubana (a mais antiga do mundo!), em poucos minutos, deu uma aula de respeito à diversidade e ao contraditório, mesmo sendo atacada (chegou a ser agredida fisicamente) por um bando de vagabundos e desqualificados ao desembarcar em Recife, onde fez escala para Salvador.
     Aos desordeiros, que se diziam de uma tal de União da Juventude Socialista - tão moços e tão decrépitos! -, respondeu, segundo o Estadão, com uma frase que deveria ficar entalhada na cabeça oca desses apoiadores de ditadores e assassinos. Segundo ela, a manifestação foi "um banho de democracia e de pluralidade".
     - Isso é algo que não vejo em meu país. Gostaria que houvesse essa liberdade no meu país. Com insultos, estou acostumada. Tenho a pela curtida contra xingamentos. Isso não me machuca. Na ausência do argumento, há o grito. Isso é cotidiano na minha vida", disse aos repórteres que se acotovelavam no aeroporto de Guararapes.
     Ao chegar a Salvador, pela manhã, foi hostilizada por outra súcia, mas manteve a dignidade que vem marcando sua vida há tanto tempo. Uma dignidade que sobreviveu a violências muito maiores - ainda mais ignominiosas -, em Cuba. Yoani já foi presa, espancada, submetida a tortura e obrigada a se despir na frente de agentes da ditadura. Sua família também é rotineiramente vítima de abusos oficiais.
     Até agora, não houve - pelo menos eu não li - um aceno seque de defensores dos 'direitos humanos' em apoio a blogueira, uma vítima constante de abusos. Ao contrário: esses vagabundos que agrediram Yoani são o retrato mais bem acabado do pensamento dominante no governo brasileiro e nos grupelhos que gravitam em torno do PT.
     A demonstração de estupidez ideológica já era esperada. Veja já havia denunciado que havia uma orquestração destinada a agredir Yoani, comandada pela embaixada de Cuba, com a participação de um representante oficial do governo brasileiro. Até um dossiê com ofensas à blogueira teria sido preparado para ser distribuído por essa gente.
     Yoani está no Brasil a convite, para participar de debates sobre liberdade. Não sabe se poderá voltar ao seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário