sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Demagogia mascarada

    A 'caetanice' do cantor e compositor ... Caetano Veloso talvez seja a marca dessa onda demagógica que cerca os fascistas e arruaceiros (perdoem-me pela redundância) que vêm infernizando a vida não apenas dos nossos medíocres governantes, mas também do cidadão comum, obrigado a conviver com os inconvenientes causados pela baderna dos sem-causa.
     Está lá, no O Globo, sua exortação para que todos saiam às ruas mascarados, amanhã, nos protestos marcados para todo o Brasil: "Proibir o uso de máscaras numa cidade como o Rio é uma violência simbólica", escreveu, sem ficar envergonhado, certamente.
     A turma que fala e escreve pensando no sucesso que fará com o público deve estar morrendo de inveja da 'caetanice' de Caetano. "Como é que eu não pensei nisso antes?", devem estar se perguntando aqueles que fingem não enxergar ilegalidade na decisão - aí, sim, simbólica - de esconder o rosto para fugir da responsabilidade pelos atos cometidos.
     A máscara - com algumas exceções que justificam a regra (Zorro, Fantasma ...) - é, historicamente, associada a ilicitudes. No caso dos valentões que se escondem nas multidões, posso afirmar que simboliza, também, covardia. É muito cômodo atropelar a lei e a ordem sabendo que não haverá punição.
     Manifestantes com causa e responsabilidade devem assumir seus atos e posturas políticas, como aconteceu no início da onda de protestos. A população que foi para as ruas exigir serviços decentes e respeito sequer cogitou de se ocultar. Ao contrário, fez questão de expor a face da sua indignação.
     Ao ser apropriada por degenerados, a onda de protestos que atingia também e principalmente o Governo Federal não por acaso mudou de cara e de rumo. Os alvos passaram a ser, principalmente e 'coincidentemente', adversários de determinadas facções políticas, de olho nas eleições do ano que vem. Não resta dúvida que essa gente que governa quase todos nossos estados e capitais merece nosso repúdio. Mas a questão não é essa.
     Basta ver os locais onde a onda de violência mascarada é mais forte. Não será difícil constatar que ela é absolutamente seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário