sábado, 3 de agosto de 2013

Um 'sonho' companheiro

     Leio as notícias sobre a sétima 'reeleição' de Robert Mugabe para a presidência do Zimbábue e fico imaginando a inveja galopante e companheira que deve estar acometendo nossos atuais - 10 anos e meio!!! - detentores do poder. O sujeito não larga o osso desde 1980. Mais longeva, acho, só mesmo a ditadura personalista dos irmãos Castro, impávidos colossos do desafio às liberdades, uma referência para nossos mandatários.
     A diferença apontada pelas 'urnas' (61% dos votos, contra 39%!!!) dá o ar de seriedade a um atentado a um dos princípios básicos de uma democracia, que é o da alternância de poder. Confere um certo tom de dignidade: "Houve disputa, estão vendo?", parece dizer a publicação oficial do Comitê Eleitoral do país, contestado veementemente pela oposição. Na verdade, uma oposição que seria como 'mais do mesmo', que teve como candidato o premiê Morgan Tsvangirai, como destaca a Folha.
     Não por acaso - nunca é por acaso ... -, o representante brasileiro nas eleições, um dos observadores independentes, o diplomata Antônio Carlos de Souza Leão, lotado na embaixada em Pretória, na África do Sul, referendou o processo, classificando-o de "tranquilo e bem organizado". Como se fosse possível apoiar algo ou alguma coisa que institucionaliza a eternização de alguém no poder.

Um comentário: