sábado, 15 de novembro de 2014

Sobre jornais e jornalistas

     Inspirado por uma foto publicada pelo ex-companheiro José Sérgio, do Jornal Brasil, na sua página no Facebook, e pela matéria sobre o lançamento póstumo de dois livros do acadêmico, jornalista e escritor Ivan Junqueira, publicada no Prosa e Verso de hoje (ainda é sábado?), decidi dar mais um testemunho sobre a grande oportunidade que tive, ao longo de minha vida profissional, de ter trabalhado ao lado de personalidades – sim, personalidades! - com tanto estofo intelectual e relevância para o país.
     Logo no início da minha carreira, no à época relativamente importante O Jornal, o ‘órgão líder dos Diários Associados’, ainda a mais importante cadeia de jornais, rádios e televisão do país, esbarrava nos corredores com o escritor, presidente da Academia Brasileira de Letras e dublê de comunheiro Austregésilo de Athayde (os Diários já eram um condomínio acionário e Dr. Athayde era um dos 21 condôminos, ou comunheiros).
     Tive o prazer de conviver, ainda, com Dona Elza Marzullo, de menor importância literária, é verdade, mas com a bagagem de ter criado o espaço para as mulheres no jornalismo nacional. E com o intelectual e nosso crítico de arte (e ele mesmo um artista) Quirino Campofiorito, que exalava simpatia.
     Nos primeiros tempos de O Globo, praticamente ansiava pelos encontros diários e matinais com o escritor Nélson Rodrigues, que ocupava uma das mesas da editoria de Esportes, que abrilhantava com suas crônicas (‘À sombra das chuteiras imortais’). Ao responder aos meus cumprimentos e ao trocar algumas palavras comigo, ele sabia que estava falando com um fã.
     Repórter, dividia pautas e conversas com jornalistas que marcaram definitivamente a geração que surgiu naqueles conturbados anos 1970, entre eles o atual acadêmico Merval Pereira Filho. No Jornal do Brasil, onde cheguei na passagem de 1981 para 1982, comecei onde muitos sonhavam chegar: o velho copy, ainda uma instituição, formado por um time de redatores que – confesso! – chegou a me assustar: o escritor Ivan Junqueira, citado acima; o dicionarista Joaquim Campelo, braços direito e esquerdo de Aurélio Buarque de Holanda; a vibrante Ruth de Aquino e o botafoguense José Sérgio, sob o comando de Edil Valle (vascaíno, como eu), uma legenda que nos deixou prematuramente.
     São lembranças.
     PS: E o Zuenir Ventura, Marco, o mais recente dessa lista de imortais com os quais você conviveu? Esquecer de citar logo o 'mestre Zu', que percorria a redação do JB com tanta candura? E com um 'agravante': 'consultado' por ele sobre a conveniência de comprar um Chevrolet Monza (eu era o editor de Carro e Moto do JB nessa época), não tive dúvidas em aprovar. Confiável, confortável, o modelo era o sonho de consumo de muitos. Um ano depois saiu de linha, reduzindo dramaticamente eu valor de revenda. Não sei se Zuenir me perdoou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário